Embalagem: uma poderosa ferramenta de marketing

Uma parte importante na maior parte das embalagens é o rótulo. Ele pode ser pequeno e simples como um adesivo numa maçã que a identifica como uma “Maçã Argentina”. Ou pode ser complexo como as informações sobre um solvente que pode ser tóxico, quando mal utilizado. Rótulos dão suporte ao marketing, pois auxiliam na promoção do produto e informam o valor dos nutrientes ao consumidor.

A embalagem no início era apenas para proteger, transportar e estocar mercadorias. Com o passar do tempo, ela passou a apresentar uma identidade própria através das marcas. Atualmente, com os fortes apelos de ecologia e de sustentabilidade empresarial, tornou-se uma poderosa ferramenta de marketing. A grande percepção por parte das empresas usuárias de embalagens, independentemente de seu porte, foi de agregarem valor ao negócio.

Os pequenos empresários já compreenderam que é mais viável criar uma embalagem ou um rótulo exclusivo e atraente, do que criar um novo produto. A embalagem representa a atenção da empresa para com seu consumidor, garantindo a qualidade e o consumo seguro, além das suas necessidades – objetivas e reais – quanto à expectativa em relação ao produto ofertado.

Com a utilização da tecnologia no processamento e na embalagem dos produtos de consumo, cada vez mais as propriedades nutricionais puderam são preservadas. Desde então, passaram a ser oferecidos produtos mais saudáveis e higiênicos. Isso viabilizou melhorias na qualidade de vida do consumidor.

A embalagem e o rótulo entram na composição do produto de forma que sejam um meio e não um fim. São importantes porque agregam significado a ele, reunindo vários componentes: marca, desempenho, ingredientes, atributos simbólicos, objetivos e emocionais. E a entrega de tudo isso ao consumidor, que muitas das vezes não separa o produto da embalagem, faz com que para este ambos sejam a mesma coisa.

Atualmente utilizamos a integração entre embalagem e internet, e esse conceito tem crescido bastante no Brasil. O cliente é encaminhado ao site do produto e cadastra-se. Através da senha visualizada na embalagem ou no rótulo, ele passa a concorrer a prêmios. É algo novo que pode ser plenamente desenvolvido e aproveitado na comunicação e conquista do mercado.

CROMIA Rótulos e Embalagens ® 2018 - Todos os direitos reservados
Rua Paraiba, nº 925 - Centro - CEP: 35.500-016 - Divinópolis/MG